Como as inteligencias artificias tornarão seus negócios mais ágeis em 2023

Holograma Computador IA
Algumas fontes estimam que cerca de 80% das empresas estão planejando ou já estão implementando projetos de IA em alguma capacidade.

É difícil dizer exatamente quantas empresas estão usando inteligência artificial (IA) nas suas soluções, pois existem muitas definições e interpretações diferentes de IA e muitas empresas estariam usando técnicas de aprendizado de máquina sem se identificarem como empresas de IA. No entanto, é amplamente aceito que o uso de IA está se tornando cada vez mais popular e disseminado em vários setores, incluindo tecnologia, financeiro, saúde, varejo, transporte, entre outros. Algumas fontes estimam que cerca de 80% das empresas estão planejando ou já estão implementando projetos de IA em alguma capacidade.

Para entendermos melhor porque essa aplicação tem se tornado o primeiro item do planejamento orçamentário da maioria das empresas, vou levar você a conhecer melhor o conceito e suas aplicações e, assim, conseguir entender como é possível implementar isso na sua empresa já neste ano, especialmente na área do marketing.

A IA é o campo da tecnologia que busca criar máquinas ou sistemas que possam realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de fala, aprendizado e raciocínio. Isso é alcançado através do uso de algoritmos complexos e métodos de aprendizado de máquina.

Uso prático das IAs no mercado

A inteligência artificial pode ser utilizada em vários setores e aspectos dos negócios, alguns exemplos incluem:

  1. Análise de dados: Utilizando técnicas de aprendizado de máquina, é possível analisar grandes volumes de dados e extrair insights valiosos para o negócio.
  2. Atendimento ao cliente: Chatbots baseados em IA podem ser utilizados para atender aos clientes de forma automatizada e rápida, respondendo perguntas comuns e resolvendo problemas.
  3. Recomendação de produtos: Algoritmos de IA podem ser usados para recomendar produtos ou conteúdos personalizados para os clientes com base em seus interesses e comportamentos de compra.
  4. Automatização de processos: IA pode ser usada para automatizar tarefas rotineiras e burocráticas, como classificação de documentos, preenchimento de formulários e geração de relatórios.
  5. Detecção de fraude: Algoritmos de IA podem ser usados para detectar padrões anômalos e possíveis fraudes em transações financeiras.

Dentre essas e outras áreas, duas delas tem principal relação com o foco que queremos dar neste texto: auxiliar você a implementar automatização no marketing da sua empresa, ganhando velocidade no processo criativo e inspiração para novos conteúdos.

Criação de imagens e textos em poucos segundos com inteligência de máquina

Imagens/Vídeos

  1. Geração de imagens: Utilizando redes neurais gerativas, como GANs (Redes Geradoras Adversariais), é possível gerar novas imagens com base em um conjunto de dados de treinamento. Isso pode ser usado para criar imagens realistas de coisas que nunca existiram antes, como rostos, paisagens e objetos.
  2. Edição de imagens: Algoritmos de IA também podem ser usados para editar imagens existentes. Por exemplo, é possível remover objetos indesejados de uma imagem ou adicionar elementos a ela, também é possível melhorar a qualidade de imagens ruins.
  3. Análise de imagem: Outra aplicação da IA na criação de imagens é a análise de imagens, onde algoritmos de aprendizado de máquina são usados para identificar e classificar objetos, pessoas e cenas em imagens. Isso pode ser usado para tarefas como detecção de objetos, reconhecimento facial, entre outras.
  4. Sintetizar imagens: IA pode ser usada para sintetizar imagens a partir de descrições textuais, como gerar uma imagem de uma “casa azul com telhado vermelho” baseado na descrição.
  5. Criação de conteúdo: IA pode ser usada para auxiliar artistas e designers na criação de conteúdo, gerando opções de cores, formas e texturas para eles escolherem, ou até mesmo criando conteúdos sozinha.

Textos/Copys

  1. Gerar textos: Utilizando redes neurais gerativas, como as redes neurais recorrentes (RNNs) e redes neurais transformer (Transformer), é possível gerar textos com base em um conjunto de dados de treinamento. Isso pode ser usado para gerar descrições de imagens, resumos de artigos, entre outros.
  2. Resumo de texto: Algoritmos de IA podem ser usados para resumir textos longos, selecionando as informações mais importantes e relevantes e apresentando-as de maneira resumida.
  3. Análise de sentimento: A IA pode ser usada para analisar o sentimento ou opinião expressa em um texto, classificando-o como positivo, negativo ou neutro.
  4. Geração de respostas: Algoritmos de IA podem ser usados para gerar respostas automatizadas a perguntas, como chatbots ou assistentes virtuais.
  5. Criação de conteúdo: IA pode ser usada para auxiliar escritores e redatores na criação de conteúdo, sugerindo títulos, introduções e conclusões para artigos, ou até mesmo escrevendo sozinha.

É importante notar que, embora a IA seja capaz de gerar texto, ainda é necessário a intervenção humana para garantir a qualidade e coerência do conteúdo gerado.

Opções de aplicativos para você testar essas funcionalidades no mercado, não faltam, algumas pagas, outras gratuitas. Segue dois nomes para você pesquisar com calma: ChatGPT e Midjourney (enjoy!)

E dessa forma, finalizo esse texto com uma consideração e posicionamento da Alomorfia em relação a todo esse novo universo. E então, será que os profissionais de marketing irão sumir? Nós não! Te explico abaixo.

Todo o time Alomorfia não só tem especialidade e formação no uso de IA e algoritmos, como somos o seu elemento x para tudo isso ser de fato passível de utilização no dia a dia do seu negócio de forma profissional: Utilizamos as IAs para dar muito mais dinâmica aos projetos de nossos clientes, ganhando tempo nas etapas de validação e principalmente, enquanto as IAs criam, nós damos utilidade a criação.

– Texto escrito 90% por inteligência artificial.

Compartilhe e nos ajude a chegar a mais pessoas:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CONFIRA POSTS RELACIONADOS

pt_BRPortuguese