O #BBB22 pode te ensinar alguma coisa sobre negócios?

Será que além de entretenimento para algumas pessoas, uma análise e reflexo sobre o que a sociedade é para alguns curiosos e até mesmo uma forma de tornar alguém desconhecido milionário... o BBB22 pode interessar mais alguém nessa história? Vem comigo empreendedor e empresário que iremos refletir juntos.

O reality show Big Brother Brasil já acontece há bons anos e cada vez mais vemos dois grupos distintos se formando. Os que não veem a hora de chegar a nova edição do reality e os que acham uma perca de tempo absurda. Em que panelinha eu entro nessa história? Na dos que ficam buscando entender o que de tão importante a gente pode aprender com o BBB, exatamente para não confirmar que isso tudo é de fato só entretenimento e baboseira.

Pois bem, se existe um cenário perfeito que podemos comparar tanto o cenário quanto as habilidades de jogador do BBB é no mundo dos negócios, mas precisamente, aquele que você empreendedor vive.

Você é um jogador diante de vários competidores em busca do prêmio

Não tão intenso como no BBB, mas no mundo dos negócios você precisa o tempo todo entender qual é o jogo e quem são seus concorrentes. A partir disso você pode começar a se diferenciar e principalmente, conquistar os jurados, que nesse caso, são os clientes espalhados pelo Mundo todo, que por um momento podem estar preferindo comprar do seu concorrente, mas você como um bom jogador, já tem um plano desenhado de como reverter esse jogo, não?!

Não ter princípios coloca você fora do jogo

No reality percebemos o tempo todo pessoas que despertam atenção quando entram na casa e que logo estão disparados nas redes sociais e fã clubes, mas que conforme o jogo vai acontecendo, elas caem tão rapidamente quanto subiram naquele status.

E juntamente a isso pessoas que antes não pareciam tão populares assim, começam a tomar a frente nas votações do público-geral, principalmente por identificação com seus princípios e valores.

Assim também funciona para nossas marcas. Você pode até ter um marketing incrível e orçamentos gigantescos, mas se você não tiver princípios, você está fora do jogo. 

Quanto mais opções surgem de concorrentes no mercado, mais os clientes começam a intensificar seus julgamentos se aquela empresa de fato atende suas necessidades, agora não só mais uma necessidade física, mas uma necessidade moral e ética, como se ela estive julgando se ela manteria você como amigo dela ou não no dia a dia.

Organização financeira e racionamentos previnem as crises

Se tem uma coisa que gera discussão na casa dos brothers são as frequentes faltas de planejamento nas compras e que na cozinha literalmente viram brigas a ferro e fogo. Eles precisam se preocupar no caso de perderem algum jogo e sofrerem alguma penalidade e por isso o racionamento e uso correto do dinheiro para compra dos mantimentos é indispensável para continuar firme no jogo.

Mero empreendedor que lê, fique sem dinheiro em caixa no seu negócio e você verá o mesmo caos internamente na sua empresa podendo até mesmo influenciar na sua família e relacionamentos.

Aproveite os momentos de “maré alta” para surfar essa onda e levantar caixa, se organizar financeiramente, para que você possa sobreviver a temporadas de escassez e seca.

O jogo não é sobre o que está dentro, mas sim sobre o que está fora

Para fechar, um tema que assim como os realities shows, também vai causar muito o que falar!

Muitos jogadores do BBB se preocupam ao longo do jogo todo em falar de si. Sobre como ela enxerga algo, como ela faria algo, como ela decide algo e por aí vai seu ego. Geralmente essas pessoas não duram muito tempo no programa, porque um jogo onde os telespectadores decidem, sempre irá ser sobre elas e não sobre os jogadores. Já mencionamos esse fator de julgamento em outro tópico aqui no artigo.

Então se alguém deseja ganhar o jogo, jogue para o público, não para si. Crie identificação com essas pessoas e preste atenção nas reações. Use isso ao seu favor.

Nos negócios, muitas empresas se preocupam em tornar o cenário interno algo impecável, ter processos desenhados para todas as funções e áreas da empresa, mas se esquecem do essencial, quem decide o que é bom é o cliente.

Não adianta a sua imagem ser boa para você, ela tem que ser boa para quem irá comprar de você. Elas precisam confiar e apostar na sua marca.

📞 O BIG FONE tocou… quem vai atender?

Para você que leu até aqui, mostra que de fato você estava interessado e por isso vamos te dar um bônus que também pode se converter em um desafio! (esse é o risco de atender a ligação rs)

Nos envie um contato pelo formulário abaixo deixando claro que você chegou até nós por esse artigo e você irá ganhar uma consultoria de 45min para o seu negócio. Vamos explorar como sua empresa pode ser um jogador de sucesso!

Você atendeu o telefone, agora tem que cumprir 🔥


Referências
https://exame.com/bussola/empreendedorismo-o-que-o-bbb-nao-ensina-sobre-o-seu-negocio/
https://brasil123.com.br/big-brother-brasil-empreendedorismo/
https://www.gpme.com.br/empreendedorismo-bbb/

Compartilhe e nos ajude a chegar a mais pessoas:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Inscreva-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CONFIRA POSTS RELACIONADOS

pt_BRPortuguese